quinta-feira, 27 de março de 2008

Escola de Atenas

Nessa obra pintada por Rafael em 1509, em uma sala do Palácio do Vaticano, encomendada pelo Papa Júlio II, diversos filósofos gregos e não-gregos de diferentes épocas, além de vários cientistas, estão entretidos em animada conversação. Rafael representou, de forma idealizada e do ponto de vista renascentista, as mais importantes figuras da filosofia e da ciência do Mundo Greco-Romano.
Platão e Aristóteles, os dois filósofos gregos que mais influenciaram o pensamento ocidental, ocupam o centro do afresco e dominam toda a cena.
Platão, representado pela figura de Leonardo da Vinci, aponta para o céu com a mão direita, gesto que representa a "teoria das formas" (verdade inteligível - Pensamento). Ele segura sua obra Timaeus.
Aristóteles, discípulo dileto de Platão, gesticula também com a mão em direção à terra, o que representa a "percepção pelos sentidos" (verdade sensitiva), base de sua concreta teoria do conhecimento. Ele segura seu livro Ética.
Sócrates é representado à esquerda, vestido de verde, argumentando para um grupo. Diante dele, da esquerda para a direita, observamos: Xenofonte de Atenas, com uniforme militar;
Ésquines e Alcibíades, que segundo um dos diálogos de Platão, O Banquete, estava apaixonado pelo mestre.
Hipátia de Alexandria, a filósofa neoplatônica, está vestida de branco, logo a baixo do grupo de Sócrates. Próxima a ela está o pré-socrático Parmênides de Eléia, que olha para trás.
Heráclito de Éfeso era avesso ao convívio social, por isso é mostrado isolado, sentado na escadaria onde pensa e escreve. O rosto de Heráclito é representado, na verdade, pelo rosto de Michelangelo.
Euclides, que era matemático, é representado inclinando-se sobre uma lousa com um compasso na mão, demonstrando um de seus teoremas a um grupo de discípulos. Seu rosto é baseado no rosto de Donato Bramante.
Rafael também se pintou no afresco. Ele está à direita, quase fora de vista, com chapéu preto, olhando diretamente para quem observa a pintura. Ele está ao lado de seu amigo Sodoma, que poderia ser seu amante.
continuarei...

Nenhum comentário: